Hoje lhes quero apresentar a última, e a melhor parodia do Gangnam Style, Brazilian Gringo Style. Brazilian Gringo Style é a única parodia multilíngüe, com letras em inglês, português e espanhol. A letra e o vídeo são totalmente originais, e foi filmado em três estados aqui no Brasil.
V-ySsrtRrzs
A música conta a historia de um gringo que saiu do seu pais porque não gostou que seu governo faz guerra com todo o mundo. Ele veio para Brasil, começou a dar aula de inglês, aprendeu português e se abrasileirou, até reclamar do serviço da TIM.
Eu fiz este vídeo porque eu quero promover uma boa imagem do Brasil lá fora. As outras parodias nacionais que eu vi perderam esta oportunidade e só falaram besteiras. Os gringos não tem muito conhecimento do Brasil, e só aprendem através da mídia que o Brasil promove. Sendo que a maioria das noticias que saiam do Brasil tratam das favelas, futebol, florestas e festas, eu decidi mandar uma mensagem que não tem nada a ver com estas coisas.
Outro motivo para o vídeo é convencer as pessoas vir para o Brasil para serem professores de inglês. Como a Copa do mundo está chegando rápido, faltando menos de 475 dias, o Brasil tem uma urgência de aprender inglês. Este evento representa uma oportunidade para os brasileiros mostrarem para os gringos o que o Brasil realmente é. Quanto mais as pessoas falam inglês, mais o Brasil vai ganhar o ano que vem.
Eu lancei este site aqui, Brazilian Gringo para agregar informações sobre o Brasil e o processo de ser professor de inglês aqui no pais. Antigamente quem queria seguir este caminho tinha que mergulhar no Brasil sem idéia do que esperar. Em outros países como Japão, China, Taiwan e Coréia do Sul existem um monte de websites com informações para professores, agências que colocam professores em um emprego, e até programas do governo que incentivam as pessoas a vir para serem professor de inglês num pais que quer dominar no século 21.
É muito triste que os políticos não reconhecem a necessidade de trazer profissionais de fora para Brasil, e montam uma burocracia absurda para quem quer entrar no pais legalmente para fazer negócios. Muitos decidem que não vale a pena, e vão para países como Chile que fazem iniciativas para atrair capital e pessoas de fora.
Como foi feito
A idéia do vídeo começou em dezembro quando eu estava com a família na Califórnia. Eu vi muita gente fazendo parodia do Gangnam Style e pensei que seria legal se fosse um Gringo Style também. Uma sexta feira eu fiquei em casa e escrevi quase toda a letra. Gravei a musica no estúdio do meu amigo Max Karon e depois comecei a pensar em como fazer o vídeo. Depois fiz algumas mudanças nas letras e fiz uma redação na musica no estúdio do meu amigo Sergio Duá aqui em BH.
Quando voltei ao Brasil para o ano novo eu comecei a filmar. O primeiro lugar que eu fui é Foz de Iguaçu. Eu fique La nas cataratas por uma horas solicitando gente para dançar comigo, e finalmente consegui um grupo de Chilenos para fazer a dança do cavalo.
Depois eu fui para o Cristo Redentor para fazer outra cena. Esta vez eu trouxe uma caixa de som e toquei a musica para deixar mais fácil de animar pessoas para dançar comigo. Eu pedi ajuda do inglês que sentou ao lado de mim no caminho para filmar e comecei a dançar. Todo o mundo que estava lá parou de fazer os braços igual ao cristo e olharam para mim. Alguns começaram a dançar comigo, inclusivo um velho belo-horizontino com alma de uma criança.
Enquanto estava no Rio eu liguei para o Don Blanquito, o famoso gringo funkeiro para fazer a parte do elevador. No original o cara que dançou encima de Psy é uma celebridade na Korea, e eu achei justo incluir uma celebridade brasileiro gringo. Eu fui para a favela onde mora o Don Blanquito e a gente gravou no elevador da favela, ou seja na escada.
Eu fui para Petrópolis para uma confêrencia de economia organizado pelo Ordem Livre. Foi lá que filmei a luta na garagem com o outro gringo. O cara é um professor de economia lá nos estados unidos e ele ficou muito empolgado de fazer parte do vídeo. Outros participantes também dançaram no vídeo enfrente do palácio de Petrópolis.
Rolou duas vezes a praia da estação em BH durante a filmagem do Gringo Style. Aproveitei as oportunidades para gravar alguns cenas. Foram arrumadas algumas amigas para andar no meus braços enquanto spray foi jogado nas nossas caras.
Tentei incluir o máximo que pude durante este tempo curto. Não consegui fazer tudo que eu queria, nem fiz tudo perfeito. Mas depois de quase três meses do inicio do projeto eu decidi que eu tenho que lançar o vídeo para o público, mesmo que não esteja perfeito. É uma pena que não consegui fazer o vídeo quando o Gangnam Style saiu, porque já está saindo de moda. O efeito seria maior se eu tivesse feito isso antes, mas não foi possível lançar ate hoje.
Mesmo que a mesma quantidade de pessoas não vão ver, eu não sinto fracassado. Foi muito legal gravar este vídeo, e poder involver tanta gente no projeto. Agradeço muito a ajuda do todos meus amigos que me ajudaram com este projeto, sem eles não seria possível fazer o vídeo. Também agradeço todos os que assistem e compartilhem o vídeo.
Para ficar ligado em tudo que eu faço online em relação ao Brasil, curte a minha página no Facebook e segue no twitter. Brazilian Gringo Style é apenas o começo.